Dietoterapia Chinesa – Alimentação Natural Cozida (ANC)

“Deixe seu alimento ser seu medicamento” Hipócrates 400 a.C.

Alimentação Natural para animais? Sim, comida de verdade e cheia de energia. Mas em primeiro lugar gostaria de esclarecer que a Alimentação Natural Cozida NÃO é a mesma coisa que oferecer o resto da nossa refeição, sendo portanto completamente contraindicado!

Existem vários tipos de alimentação natural, como a dieta BARF (alimentação crua), com ou sem ossos e a alimentação natural cozida. Eu prescrevo a Alimentação Cozida, de acordo com os princípios da dietoterapia chinesa, onde a dieta baseia-se na energia dos alimentos. Segundo a medicina chinesa os alimentos possuem categorias de acordo com a temperatura: quente, morno, neutro, fresco e frio; e diferem nos sabores: ácido, amargo, doce, picante e salgado. Cada temperatura e sabor atuam em determinadas patologias. É uma dieta bastante personalizada e temos que levar em consideração muitos fatores, como a idade, o peso, o tamanho e a saúde do animal. Quase todos os animais podem beneficiar-se com esse tipo de dieta.

Para a Medicina Chinesa, cada alimento é classificado de acordo com seus efeitos no organismo, e qualquer desequilíbrio, como comer muito ou pouco, podem levar ao desenvolvimento da doença.

Alguns benefícios da ANC são:

  • Pêlo brilhante.
  • Redução e controlo de alergias e atopias.
  • São mais húmidas, por isso favorece o bom funcionamento do trato urinário.

 
Algumas dietas favorecem:

  • as articulações
  •  a imunidade
  • controlo e perda de peso
  • vitalidade

Devemos lembrar que a ANC NÃO possui corantes, conservantes, aditivos, como na maioria das rações comerciais.

Somente um veterinário pode prescrever a ANC pois deverá ser realizada uma avaliação da saúde do animal. Alguns alimentos muito saudáveis para o ser-humano, como a cebola, são TÓXICOS, para nossos amigos! Também é um tipo de alimentação onde o tutor tem um papel muito importante pois vai cozinhar para seu animal, sendo que organização e tempo são preciosos nesse tipo de terapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.