Medicina Tradicional Chinesa Veterinária (MTC)

A MTC é uma ciência médica cujo objetivo é restabelecer a saúde do paciente através de um todo, ou seja, através do equilíbrio energético sistémico. A Acupuntura, Fitoterapia Chinesa, Dietética e Tui Na (massagem chinesa), são bases da MTC, criada há mais de 4.000 anos a.C.
Erradamente muitas pessoas acham que a medicina tradicional chinesa e acupunctura são a mesma coisa. A acupunctura é tão somente uma opção de tratamento através da utilização de agulhas dentro da MTC. Dentro da MTC existem outras formas de tratamento, sendo estes:

  • Acupunctura e Moxabustão
  • Fitoterapia Chinesa
  • Dietoterapia Chinesa
  • Tui Ná (Massagem Terapêutica Chinesa)
  • Qi Gong (Exercícios de bio-feedback)

No caso dos animais o Qi Gong (ou Qi Kung) não se aplica, mas os terapeutas podem se beneficiar com esta forma de exercício físico, assim como qualquer outra pessoa que queria equilibrar seu Qi (energia).

Para a MTC a saúde pode ser definida como um estado de harmonia entre o corpo e o ambiente (interno e externo). A doença surge quando há um desequilíbrio dentro do ambiente interno, ou entre os ambientes interno e externo, portanto a MTC baseia-se num sistema que descreve anomalias funcionais através de sinais e sintomas no paciente.